Praticamente todos os shoppings já se adaptaram a essa nova realidade que une o presencial e o virtual. E a expectativa é de um crescimento de 4% nas vendas em relação ao Natal de 2021.
O figital é um novo modelo de compra, que mistura a internet com a loja física. E é a aposta dos shoppings para aumentar as vendas no Natal de 2022. Segundo a Abrasce, 95% dos shoppings de todo o Brasil já funciona neste modelo. Neste modo de compra híbrida, o consumidor pode optar em comprar na loja ou no site e retirar no local de sua conveniência. Esta é uma tendência que ganhou força na pandemia. Uma adaptação aos novos comportamentos do cliente, que agora vê o shopping de uma forma diferente. A tecnologia deve ajudar as vendas dos shoppings este fim de ano. A previsão é de um aumento de 4% em relação ao Natal de 2021.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, o cliente passa a ter mais liberdade na hora de realizar a compra. "Ele [consumidor] pode fazer compras a qualquer hora do dia, em qualquer local que ele estiver. E ele pode escolher receber em casa, receber no trabalho, pegar no shopping, comprar em outro shopping", diz Glauco.
A gerente comercial Janaina Bouanni pesquisa e compra bastante pela internet. Mas dependendo do valor do que ela precisa, a compra digital vira física. Acontece quando é uma compra de valor agregado maior", conta Janaina.